Energia Solar Fotovoltaica

Na geração solar fotovoltaica, a energia solar é diretamente convertida em eletricidade. Estes sistemas são capazes de gerar energia elétrica através das chamadas células fotovoltaicas. As células fotovoltaicas são geralmente montadas em módulos ou painéis solares fotovoltaicos e são capazes de transformar a radiação solar diretamente em energia elétrica através do chamado “efeito fotovoltaico”, presente em alguns materiais, sendo o mais utilizado o silício.

Energia Solar - Reconluz - Salvador - Bahia
Energia Solar Fotovoltaica

Os painéis solares, instalados sobre o seu telhado, são conectados uns aos outros e então conectados no seu Inversor Solar. Um inversor solar converte a energia solar dos seus painéis fotovoltaicos (Corrente Continua – CC) em energia elétrica que pode ser usada em sua Casa ou Empresa, para qualquer equipamento elétrico (Corrente Alternada – AC) que você precise usar.

A energia que sai do inversor solar vai para o seu “quadro de luz” e é distribuída para sua casa ou empresa, e assim reduz a quantidade de energia que você compra da distribuidora.

A energia solar pode ser usada para TVs, Aparelhos de Som, Computadores, Lâmpadas, MotoEnergia Solar Salvador - Bahia - Reconluzres Elétricos, ou seja, tudo aquilo que usa energia elétrica e estiver conectado na tomada. O excesso de eletricidade volta para a rede elétrica através do relógio de luz (relógio de luz bi-direcional). Esse relógio de luz mede a energia da rua que é consumida quando não tem sol e mede a energia solar gerada em excesso quando tem muito sol, que é injetada na rede da distribuidora. A energia solar que vai para a rede vira “créditos de energias” (cada distribuidora possui suas próprias regras) para serem utilizados de noite ou nos próximos meses. Em outras palavras: você produz energia limpa com a luz do sol e pode reduzir em até 100% o consumo da sua conta de luz!!!

 


O sistema solar fotovoltaico pode ser Off-Grid e On-Grid.

Energia Solar Salvador - Bahia - Reconluz
Sistema Off-Grid

O sistema Off-Grid é aquele que não está conectado à rede elétrica convencional. Pode abastecer locais remotos, como propriedades rurais e embarcações, e equipamentos isolados, como radares de autoestradas. Atualmente, é o mais utilizado no Brasil.

 


Energia Solar Salvador - Bahia - Reconluz
Sistema On-Grid

Já o On-Grid é o sistema solar fotovoltaico conectado à rede elétrica. Ele pode abastecer edificações completas ou apenas algumas de suas instalações – por exemplo, câmeras domésticas de segurança. Em muitos países onde o sistema on-grid é amplamente utilizado, como Alemanha e Espanha, é possível que o proprietário venda o excedente da eletricidade produzida por seu sistema fotovoltaico para a concessionária de energia, o que gera ainda mais economia, mas no Brasil, só existe a possibilidade de compensar os créditos na conta.

 


Energia Solar Salvador - Bahia - Reconluz

Existem também as Usinas Solares, que também são conectadas à rede e produzem uma grande quantidade de eletricidade em um único ponto. O tamanho da usina varia de alguns a dezenas de megawatts. Normalmente estão próximas a indústrias que exigem maior consumo de energia.

 

Solicite uma Proposta